Na área da saúde, atualmente, estamos passando por um momento crítico, onde se constata que as doenças crônicas figuram como principal causa de mortalidade no mundo, responsáveis por 59%,ou seja, 56,5 milhões de óbitos anuais. São os chamados agravos não-transmissíveis, que incluem doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade, câncer e doenças respiratórias.
Os fatores de risco que contribuem para as doenças crônicas são a obesidade, alto nível de colesterol, hipertensão, tabagismo e álcool.
Uma mudança nos hábitos alimentares fazendo a escolha correta dos alimentos e a prática constante de atividade física resultariam num impacto substancial para a redução das taxas dessas patologias em curto espaço de tempo.
Temos uma população mundial em torno de 6,5 bilhões de pessoas e os dados da Organização Mundial da Sáude demostram que cerca 1 bilhão de pessoas apresentam excesso de peso e 300 milhões diagnosticadas clinicamente como obesas, 600 milhões pessoas que sofrem de hipertensão e 246 milhões que possuem diabetes, etc.
- Temos 63 milhões de obesos chegando ao óbito 100.000 pessoas por ano,
- 30 milhões de hipertensos,
- 15 milhões de pessoas que sofrem de hipercolesterolemias (colesterol alto),
- 7 milhões de diabéticos .
O que está Acontecendo?
No mundo inteiro as pessoas estão consumindo excessivamente alimentos hipercalóricos, carregados de gorduras saturadas, trans, açúcares e sódio, porém com baixos teores nutricionais. Isto associado ao sedentarismo agrava o quadro clínico resultando no aparecimento de diversas patologias.
Este quadro tem se estendido às crianças que já apresentam também obesidade, hipertensão, diabetes e até depressão.
Este espaço é destinado para compartilhar orientações nutricionais, divulgação de dicas de saúde, informações sobre a importância de uma alimentação mais nutritiva, nobre e consciente, assim resultando em uma série de benefícios como: a prevenção de diversas patologias, aumento de vitalidade, energia e disposição.
O corpo bem nutrito terá uma aparência mais saudável, apresentará maior resistência física, melhores níveis de concentração e memória, um sono de boa qualidade e o equilíbrio emocional.
Ser saudável não é apenas não estar doente, mas sim ter todas as condições de fazer suas atividades diárias com disposição e energia.
2 comentários:
Olá Márcia, você me deixou bastante preocupado com esses números apresentados nesta postagem. As autoridades deveriam implantar programas que incentivassem às pessoas a melhorarem o seus modos de viver.
Abraços
boa noite até o dia 30 de abril de 2013 eu estou com uma web radio apos esta data estou com um web tv na verdade sou palhaço e faço meu trabalhos em entidades filantrópicas como asilos creches e hospital APAE e tenho meus amigos comerciante que paga as despesa deste serviços prestado nestas entidades a vite circo anos aqui na minha cidade sou de Mairinque São Paulo então eu estou lançando um canal de tv online mais é um canal interativo com o povo que se chama ESTAÇÃO COMUNITÁRIA onde vou colocar meus apoio cultural mais também gostaria de colocar coisas muito boa para meu povo aqui ao ver seus videos eu gostei e assistir todos então gostaria da autorização para transmitir em meu canal interativo tenho certeza que que com eles vai ajudar muita gente aqui para maiores informação eu tenho uma pagina no facebook http://facebook.com/espoletamk com 4,900 amigos e meu E-mail é estacaocomunitaria@hotmail.com e parabéns pelo trabalho de prestação de serviço e espero que a Dr. Márcia me autorize a reproduzir os vídeo que sera muito importante para minha comunidade obrigado por sua atenção
Postar um comentário